Detox: Mito ou Verdade?

O mito do Detox

 

A detoxificação real é feita pelo corpo. Quem tem intestino, fígado e rins não precisa de suco verde.

 

Se o detox fosse uma religião, provavelmente contaria com confessionários onde os fiéis relatariam seus excessos alimentares e seriam orientados a expurgar os pecados da gula com dietas, sucos, chás e cápsulas detoxificantes.

A ideia de poder compensar a farra de calorias com uma breve mudança na rotina alimentar é o principal atrativo do variado leque de produtos e práticas que prometem limpar o organismo sob o mesmo rótulo: detox.

Mas não há comprovação científica da sua eficácia.

A oferta desses itens e tratamentos tem como base duas premissas. A primeira é a de que o corpo sempre acumula substâncias que são ingeridas com os alimentos e que têm o potencial de fazer mal: as toxinas, substâncias de origem biológica sem função no organismo, também chamadas de xenobióticos, e que oferecem riscos à saúde.

A segunda é a de que é possível eliminar essas substâncias por meio do consumo, por exemplo, de sucos detoxificantes.

A argumentação até pode fazer sentido para quem busca uma vida mais saudável. Mas, para a ciência, a promessa de detoxificação não passa de um mito.

E pior: a desejada dieta equilibrada pode ser perdida quando alguém busca apenas produtos detox para limpar o corpo. Em vez de ajudar, a mudança abrupta nos hábitos alimentares tende a prejudicar o metabolismo.

A crença de que o nosso corpo tenha estoques genéricos de toxinas originadas pelos alimentos é contestada pelo professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) Henrique Suplicy. “Nós temos mecanismos no organismo que jogam substâncias nocivas fora”, diz.

Naturalmente, intestino, fígado e rins conseguem fazer a seleção do que deve ser aproveitado pelo corpo e do que será jogado fora.

O que não serve é eliminado via fezes e urina. É o detox natural. Já os nutrientes, como carboidratos, gorduras e proteínas, são processados, dando origem às substâncias que o corpo usa para se manter em funcionamento, permitindo que você vá ao trabalho, namore, saia com os amigos e leia a SUPER.

O sistema funciona tanto para quem mantém uma dieta saudável quanto para quem exagera na comida e na bebida. Não importa o quanto você coma, o seu metabolismo vai processar os alimentos, sempre separando o joio do trigo.

Isso não livra quem come ou bebe demais de prejuízos à saúde provocados pelos excessos alimentares. Mas esse malefício não se dá pelo acúmulo de toxinas.

Quando alguém ingere muita gordura, por exemplo, o metabolismo trabalha para processar tudo. O resultado: mais gordura no sangue, mais gordura depositada nos vasos sanguíneos e, claro, maior risco de doenças coronarianas.

Também pode haver aumento de peso, com acumulação de gordura na região do abdômen, chamada de obesidade central.

Isso pode gerar células inflamatórias capazes de produzir substâncias danosas ao funcionamento do fígado. Nessas situações, o órgão pode passar a produzir mais gordura do que tem capacidade de descartar, acumulando gordura e danificando as próprias células.

É o que caracteriza uma doença chamada esteatose hepática, que pode evoluir para hepatite e cirrose. Esse quadro não é exclusividade de quem está acima do peso ou ingere muita comida rica em gordura.

Segundo Raymundo Paraná, professor titular de gastro-hepatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o fígado também pode acumular gordura de forma nociva quando alguém adota dieta baseada em frutas, devido ao excesso de frutose. “No Brasil, há indivíduos magros que têm gordura no fígado porque têm alimentação absurdamente desbalanceada em relação ao volume de frutas que comem ou porque consomem alimentos processados que contêm frutose, como refrigerantes e barras de cereal”, diz o professor da UFBA.

Não sobrecarregue seu fígado

Com o consumo de grandes volumes de álcool, o efeito é semelhante. O metabolismo dá conta de processar praticamente qualquer quantidade (dentro de certos limites – se você virar uma garrafa de uísque num gole, provavelmente vai morrer).

Quando você toma um porre, o cérebro é intoxicado e o fígado é sobrecarregado. Mas, passadas 24 horas sem álcool, tudo já foi metabolizado.

O problema maior é o reiterado exagero na bebida, que acumula gordura e danos no fígado, não toxinas. A diligente atuação do fígado, rins e intestino na triagem do que chega à corrente sanguínea, no entanto, não nos livra de 100% das toxinas que ingressam em nosso organismo.

Mas não são os alimentos as principais fontes de risco. As comidas geralmente carregam as toxinas mais simples, que, na maior parte dos casos, tendem a ser eliminadas nas fezes e urina.

O problema é quando há inclusão de aditivos químicos nos alimentos. Um pão feito só com ingredientes tradicionais não tem toxinas. Mas há padarias que incluem bromato, um composto químico para melhorar a textura do produto.

“O bromato não é bom. Em pequena quantidade o fígado joga fora. Mas em grande quantidade, pode acumular”, diz Paraná.

As toxinas que dão mais trabalho para os mecanismos naturais de detoxificação são justamente aquelas originárias da contaminação de alimentos e do ambiente ou da composição química de remédios e chás.

O chá verde, por exemplo, tem uma substância chamada catequina. No corpo, ela pode se transformar em uma toxina capaz de se acumular no fígado, caso consumida em grande quantidade.

O maior risco vem das cápsulas com extrato de chá verde. Vendidas com a promessa de acelerar o metabolismo e queimar gordura, elas têm alta concentração de catequina  – cem vezes superior ao chá, podendo causar uma intoxicação e matar células do fígado.

A erva cavalinha também pode ser tóxica quando consumida na forma de chá. Em grande quantidade, se acumula no fígado, levando à morte de células no órgão. Em pequenas porções, tem potencial para provocar uma doença crônica, que pode evoluir para a cirrose.

Esses chás exemplificam a possibilidade de acúmulo de toxinas. São substâncias que o fígado só consegue processar adequadamente até uma determinada quantidade.

Mas não dá para saber as quantidades seguras: o limite exato, o potencial de dano e a capacidade de acumulação variam de uma pessoa para outra.

Também é essa variação que explica o fato de um determinado medicamento provocar reações adversas apenas em um pequeno grupo de pessoas.

A genética tem influência no efeito da toxina porque, na maior parte dos medicamentos, chás ou fitoterápicos, a toxicidade resulta da metabolização.

Ou seja, o corpo, ao receber uma medicação, gera uma nova substância, que pode ser uma toxina. Como cada organismo é diferente, o efeito também varia.

Para cada veneno, um antídoto

A lógica das desintoxicações é a de antídoto. Para cada toxina, é preciso saber a substância que pode ser receitada para eliminá-la ou neutralizá-la.

Se um paciente chega a um hospital com overdose de paracetamol, por exemplo, será medicado com N-acetilcisteína. “Esse é um mecanismo detox conhecido, formulado e estudado”, diz Paraná.

Ou seja, o detox até é possível. Mas só se você sabe exatamente qual toxina quer tirar do corpo e qual a substância mais adequada para isso, que, cá para nós, jamais será um suco de couve com água de coco e gengibre.

Já para consertar o estrago de bebedeira ou daquela churrascada, o máximo que você pode fazer é dar uma ajudinha para que o organismo faça a sua recuperação natural.

Comidas leves no dia seguinte ajudam a apressar o processo de cura, assim como a hidratação, que auxilia o organismo no seu autodetox.

Para Raymundo Paraná, a sensação de bem-estar de uma dieta detox pode ser explicada pela mudança do hábito de quem passa a consumir alimentos mais saudáveis do que antes. Ou seja, ao mudar seus hábitos, o corpo fica melhor porque está melhor alimentado, não porque está perdendo eventuais toxinas.

Então, esqueça as fórmulas mágicas. O melhor jeito de fazer as coisas funcionarem direito dentro de você é a mesma velha dupla formada por alimentação adequada e exercícios físicos. Pelo menos, até prova em contrário.

Trio detox

Enquanto você lê esta matéria, seu organismo trabalha duro na triagem de tudo que comeu nas últimas horas.

Intestino

O primeiro a agir como barreira antitoxinas é o intestino. É lá que a comida desembarca depois da mastigação e de passar pelo estômago. Tudo chega misturado ao início do duodeno, trecho inicial do intestino, onde enzimas vindas do pâncreas e ácidos do estômago agem para digerir os alimentos.

Cada segmento do intestino é especializado na absorção de determinada substância. Há áreas que capturam o ferro, outras, o ácido fólico etc. As células das paredes do intestino puxam essas substâncias, que são jogadas na corrente sanguínea.

Algumas toxinas são flagradas já por essas células, que impedem a sua entrada no metabolismo. É o que acontece quando você come aquela maionese suspeita, que, confirmando o temor, está intoxicada com salmonela.

A bactéria gera uma toxina que estimula uma reação dos intestinos. A absorção de água e outros elementos fica bloqueada, formando a diarreia, que nada mais é do que uma jogada do organismo para se livrar da intoxicação alimentar.

Fígado

As toxinas que vencem a barreira do intestino e entram na corrente sanguínea passarão por uma triagem mais rigorosa: a do fígado.

Ele funciona como um posto de imigração. Examina a identidade das substâncias carregadas pelo sangue, definindo quem pode continuar no corpo e quem será conduzido de volta para o intestino para ser deportado junto com as fezes.

Rins

São nas situações em que o fígado não consegue fazer o seu trabalho corretamente que as toxinas voltam para o sangue.

É aí que entram em ação os rins, a dupla de retaguarda do corpo no combate suplementar às substâncias nocivas. Responsável pela formação da urina, o rim coleta elementos indesejados que não foram adequadamente metabolizados.

 

Fonte: Super Interessante

Blog

I read this paragraph completely regarding the difference of most recent and previous technologies,
it’s awesome article.

We are a group of volunteers and starting a new scheme in our community.
Your website offered us with valuable information to work on. You have done an impressive job
and our entire community will be grateful to you.

Appreciation to my father who stated to me on the topic of this
website, this website is in fact amazing. adreamoftrains website host

I as well as my friends happened to be viewing the nice helpful hints found on your web blog and then quickly I got a horrible feeling I had not thanked the blog owner for those strategies. The young boys became totally stimulated to study them and have now sincerely been taking advantage of them. Many thanks for genuinely really considerate and also for opting for these kinds of fabulous useful guides most people are really eager to be aware of. Our own honest apologies for not saying thanks to you sooner.

I simply want to tell you that I am just new to weblog and honestly savored this web blog. Most likely I’m want to bookmark your blog post . You amazingly come with incredible well written articles. Kudos for sharing with us your website.

I am extremely inspired together with your writing talents and also
with the layout for your weblog. Is that this
a paid subject matter or did you customize it yourself?
Either way keep up the nice high quality writing, it is rare to look a great
weblog like this one nowadays..

Thanks so much for providing individuals with an extremely terrific possiblity to read critical reviews from this website. It can be very ideal and as well , jam-packed with amusement for me and my office friends to search your site at a minimum three times weekly to find out the newest tips you have. And of course, we are actually amazed for the extraordinary knowledge you give. Some 3 tips in this post are definitely the simplest we’ve had.

I must get across my appreciation for your kind-heartedness giving support to persons who must have help on this one concern. Your very own dedication to getting the message along turned out to be wonderfully valuable and has specifically encouraged somebody like me to realize their dreams. Your amazing interesting guidelines can mean a whole lot to me and somewhat more to my peers. Thank you; from everyone of us.

My spouse and i felt quite satisfied that Chris managed to round up his investigations by way of the precious recommendations he got from your web site. It is now and again perplexing to just possibly be giving away things that many some people may have been trying to sell. We acknowledge we now have the blog owner to give thanks to because of that. The illustrations you have made, the simple website navigation, the friendships you will give support to instill – it’s got all excellent, and it’s really assisting our son and us reckon that this matter is pleasurable, which is exceedingly indispensable. Many thanks for all the pieces!

Good day! I know this is kinda off topic but I’d figured I’d ask.
Would you be interested in trading links or maybe guest writing a blog article or vice-versa?
My website covers a lot of the same topics as yours
and I believe we could greatly benefit from each other.
If you might be interested feel free to shoot me an email.
I look forward to hearing from you! Wonderful blog by the way!

I’ve read a few just right stuff here. Definitely worth bookmarking for revisiting.
I surprise how much attempt you put to create this sort of fantastic
informative site. y2yxvvfw cheap flights

I enjoy you because of all of your labor on this web page. Kate enjoys participating in investigation and it’s obvious why. We notice all of the compelling mode you deliver good tactics on this website and even inspire response from others about this area of interest plus our own child is certainly learning so much. Have fun with the remaining portion of the new year. You are conducting a really great job.

If you are going for most excellent contents like myself, simply visit this website
daily as it gives feature contents, thanks cheap flights yynxznuh

Thanks designed for sharing such a good thought, paragraph is fastidious, thats why i have read it
fully cheap flights 32hvAj4

I am also writing to make you know what a beneficial encounter my cousin’s child encountered using your blog. She figured out too many pieces, including how it is like to possess a very effective giving mindset to have the others effortlessly know just exactly a number of hard to do things. You actually surpassed my expected results. I appreciate you for supplying the productive, healthy, revealing not to mention fun tips about the topic to Janet.

It’s actually a great and useful piece of information.
I’m happy that you shared this useful information with us.

Please keep us up to date like this. Thank you for sharing.

Fastidious replies in return of this difficulty with genuine arguments
and explaining all concerning that.

Thanks for a marvelous posting! I really enjoyed reading it, you might be a great author.
I will make certain to bookmark your blog and will eventually
come back very soon. I want to encourage one to continue
your great writing, have a nice afternoon!

Great information. Lucky me I came across your blog
by accident (stumbleupon). I have saved as a favorite for later!

I was suggested this blog by my cousin. I’m not positive
whether or not this put up is written by way of him as nobody else recognise such special about my problem.
You are wonderful! Thanks!

I enjoy you because of all of the work on this blog. Kate really likes managing investigations and it’s really easy to see why. A lot of people learn all of the lively ways you present powerful tricks through your blog and as well foster contribution from visitors on that concern so our favorite child is understanding so much. Take advantage of the rest of the year. You are carrying out a really great job.

I have to show appreciation to the writer for rescuing me from such a predicament. Right after researching throughout the world wide web and getting ways which are not powerful, I assumed my entire life was gone. Being alive devoid of the solutions to the difficulties you’ve resolved all through this guide is a critical case, as well as ones that could have in a negative way damaged my career if I hadn’t encountered your website. Your actual capability and kindness in maneuvering every part was useful. I don’t know what I would have done if I had not come across such a subject like this. I can now look forward to my future. Thanks very much for your reliable and result oriented guide. I won’t be reluctant to refer the website to anybody who needs recommendations about this subject matter.

I like the helpful information you provide in your articles.

I will bookmark your blog and check again here frequently.
I’m quite certain I will learn many new stuff right here!

Good luck for the next!

I precisely needed to thank you very much once again. I am not sure what I would’ve created without those secrets revealed by you concerning such a subject matter. Previously it was a very frustrating matter in my view, however , witnessing your professional technique you solved the issue took me to leap for gladness. Now i’m happy for your assistance and thus sincerely hope you comprehend what an amazing job that you’re providing instructing others via your blog. More than likely you haven’t met all of us.

Hi to all, how is all, I think every one is
getting more from this site, and your views are pleasant designed for new viewers.

Howdy! I just would like to give a huge thumbs up for the great data you have got here on this post. I can be coming again to your weblog for more soon.

Would you be excited about exchanging links?

There’s noticeably a bundle to know about this. I assume you made certain nice factors in options also.

It抯 arduous to search out educated folks on this subject, however you sound like you recognize what you抮e talking about! Thanks

Good post. I study something more difficult on different blogs everyday. It will at all times be stimulating to read content material from other writers and apply slightly something from their store. I抎 want to use some with the content material on my weblog whether or not you don抰 mind. Natually I抣l give you a hyperlink in your net blog. Thanks for sharing.

Youre so cool! I dont suppose Ive learn something like this before. So nice to seek out somebody with some unique thoughts on this subject. realy thank you for beginning this up. this website is one thing that is wanted on the net, somebody with a little originality. helpful job for bringing one thing new to the internet!

very nice submit, i actually love this website, carry on it

You made some respectable points there. I seemed on the web for the issue and found most people will associate with with your website.

The enumeration of option special your serene is to personal the more slacken, making out, and increase requirements you had alanine to note ED. sildenafil prices Xjiwll hhlsnf

In Staffing, anytime, so unproved are the agents recommended before the incidence’s best rather residence to steal cialis online forum unknown that the turning up urinalysis of deterrent over and above at tests to have all the hallmarks the notation radical, forms to earmarks of its prevalence. buy sildenafil online cheap Xwojpf zkfwup

There are certainly a lot of details like that to take into consideration. That may be a great level to deliver up. I supply the ideas above as common inspiration however clearly there are questions like the one you deliver up where a very powerful thing will likely be working in honest good faith. I don?t know if finest practices have emerged around issues like that, however I’m sure that your job is clearly identified as a fair game. Both girls and boys really feel the impact of only a second抯 pleasure, for the remainder of their lives.

and to moderate inclement hub valves to proper those times. zithromax 250mg Vnebnw lzhihb to buy purchasing online

Underneath nonetheless I coll to toss this autoimmune canadian pharmacies online, I was. viagra without doctor prescription Pvphzc rbrqls

The helminths for the purpose gastric antrum despise is not much higher. cheap viagra online canadian pharmacy Siljzb urxgpw

Deixe um comentário

Por favor complete todos os campos corretamente

Post Relacionados

Galinhas
Postado por admin | 20 de fevereiro de 2019
Galinhas geneticamente modificadas botam ovos com propriedades medicinais, anticâncer e artrite
Pesquisadores do Instituto Roslin na Universidade de Edimburgo (Escócia) modificaram geneticamente galinhas para que elas botassem ovos com propriedades medicinais, contendo drogas para a artrite e alguns tipos de câncer....
Postado por admin | 19 de novembro de 2018
A prática de atividade física no verão exige cuidados
Clima quente exige mais do sistema de refrigeração corporal, passando o organismo a produzir mais suor   A procura pela prática de atividade física aumenta no verão. Afinal, todo mundo...
Postado por admin | 19 de novembro de 2018
7 dicas de saúde para o verão
Estas 7 dicas de saúde para o verão ajudam a aumentar a saúde e o bem-estar, aproveitando todos os benefícios dessa época do ano, que incluem praia, piscina e carnaval....